Antes de mais nada, vamos usar o conceito certo: publicidade. Já falamos disso anteriormente no blog, em uma série de 8 posts (“Por que todo mundo entende de Marketing?”) e você pode conferir esses aqui para entender a diferença entre os dois:
Os experts por correspondência
Isto posto, voltemos ao cerne da questão. Quem fica parado é poste. Aliás, neste post aqui, falei textualmente que a Comunicação é como a Medicina. Pacientes e clientes, muitas vezes, esperam a mesma coisa: que façamos mágica.
A franquia hollywoodiana Truque de Mestre me fez repensar o assunto até que, depois de muito refletir, mudei minha opinião: vou, mais uma vez, ser polêmico: Publicidade faz mágica. Aliás, ela está muito mais perto da mágica do que da Medicina.
Isso não invalida, de maneira nenhuma, o que eu disse naquele post. Mais uma vez é uma questão de conceitos e uma simples escolha de palavras que faz toda a diferença. Não fazemos milagres, nem trabalhamos com MAGIA – e essa era a palavra que eu deveria ter usado desde o início.
Explico: o que estou chamando de magia são eventos milagrosos, sem nenhuma explicação lógica. Mágica não é magia. É técnica, que você pode conhecer também por ilusionismo. E os fundamentos básicos do ilusionismo, ou da “mágica” são exatamente os mesmos.
Se magia existe, eu não sei. Mas eu sei que “mágicos” que não fazem mágica.
E você sabe qual a alma dos truques de mágica? A mesma das técnicas de persuasão, sejam publicitárias, oratórias, “videntes” ou qualquer outra: desviar seu foco, usar técnicas básicas de Psicologia e toda a informação que você acaba passando em nosso favor. O que o mágico faz nada mais é do que forçar seu olhar para um distrator qualquer, enquanto, por baixo dos panos, o truque é meticulosamente feito e você é convencido de que uma mágica acontece.
Em outros casos, ele usa princípios básicos de Psicologia, como induzir seu pensamento e suas sensações para fazer você, por exemplo, ter certeza que foi tocado em uma determinada parte do corpo, ou a escolher uma determinada carta.
O que nós na Publicidade fazemos? O mesmo. Usamos vários tipos de distrações para centrar o seu foco naquilo que queremos.
Na mágica e na Publicidade, o segredo é compreender o cérebro humano e seu funcionamento básico. Somos programados para completar padrões, ter atenção focada, ter gatilhos mentais e fazer de tudo para ser aceito pelo grupo. O que fazemos? Facilitamos as coisas para o cérebro!
O mágico leva sua atenção para uma mão, quando, na verdade, o truque acontece em outra. É o mesmo de uma publicidade que foca a atenção em um determinado aspecto do produto. Ele pode nem ser essencial pra você, mas é o ponto forte do produto e, mais importante, o gatilho que fará você praticar uma determinada ação.
E isso é meticulosamente estudado e pensado. Você acha que um professor te vendendo cursos de marketing online escolhe o cenário de fundo, a roupa, tudo isso ao acaso? Claro que não…
Por isso, não adianta ter o melhor conteúdo do mundo. É preciso se preocupar com a forma. Como ensina o grande mestre Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, o importante não é história, mas como ela é contada.
Mas isso é técnica, não é milagre. Por isso, ajuste as expectativas à realidade, não acredite em falsas promessas, porque essas são extremamente vendáveis, comece a ver o mundo sem filtros e deixe a mágica acontecer.