No último post falamos sobre objetivos reais. Bom, nenhum objetivo se torna real se o seu plano não sair do papel. Por isso, hoje falaremos sobre a preparação para a execução. E se você não entender, não se preocupe. Hoje, realmente, é um tema mais técnico do que os outros…
1 – Conceitos de Preparação
O propósito da preparação é coletar todos os materiais e recursos necessários para colocar a estratégia em ação, ou seja, consiste em construir as partes da estratégia. As atividades preparatórias para uma boa estratégia digital são:
- Preparação de ativos
- Estratégias
- Conexão
Evidentemente, as estratégias usadas vão depender dos ativos que temos, no entanto, para ficar mais fácil de ilustrar, vamos começar falando das estratégias, e como elas estão vinculadas ao plano e ao objetivo maior.
2 -Estratégia Abrangente
Essa é sua estratégia geral, aquela que todos envolvidos em cada uma das estratégias posteriores têm que saber de cor e salteado. Se algo é feito, este algo tem que, de alguma forma, se enquadrar aqui. Veja suas principais características:
- Simples, clara e efetiva
- Resumida em uma frase
- Conta qual é seu KSO e como atingi-lo
- Desenvolvendo um insight (exemplo)
- Nosso público espera ser engajado por um vídeo
- Conteúdo de vídeo que é consumido cria uma experiência positiva
- Vídeos que são chamativos criam conversão
- Nossos competidores estão focando em mensagens de vendas constantes
- O QUE ISSO TE DIZ? Mensagens emocionais de storytelling vão criar sentimentos positivos
- Criando uma plataforma estratégica ambiciosa
- Para desenvolver uma plataforma estratégica é essencial pensar em termos simples
- Exemplo: através de vídeos chamativos e narrativas emotivas, vamos engajar nosso público a criar um sentimento positivo pela nossa marca= #PlataformaCriativa
3 – Estratégia de busca
O importante aqui é saber: como o seu público vai te buscar?
- O que é?
- Pago vs. Orgânico
- Dominância do Google: para busca e descoberta, se seu orçamento é pequeno, foque 100% no Google.
- Meta-tags
- Conteúdo do site e SEO
- Keyword Planner
- Como as pessoas buscam por sua marca
- Quais a questões comuns
- Encontre necessidades com conteúdo no seu site
- Pesquisa semântica
- Melhorar a assertividade da busca pelo entendimento da intenção de quem busca e o significado contextual dos termos (exemplo é a Alexa)
- É preciso aprimorar buscas para buscas por voz
4 – Estratégia de display
- O que é?
- Formatos visuais
- Estático Vs. Rich
- Rede de display do Google
- Guiando cliques
- Primordialmente de alcance
- Não pode ser usado sozinho: é uma estratégia que só funciona em conjunto com social ou com offline
- Segurança da marca
- Seu ad pode aparecer em qualquer lugar, e, definitivamente não queremos isso
- Crescimento das preocupações sobre onde os ads estão sendo exibidos
- Quão segura está sua marca?
- Tendências de display
- Publicidade programática é a automação da compra e venda de display, vídeo e FBX usando lances em tempo real.
5 – Estratégia de Conteúdo
- O que é?
- Derivado de sua estratégia global
Captura qual é usa história e qual é sua narrativa
- Define o propósito do conteúdo
- Detalha elementos chave
- Assegura que o conteúdo é desenvolvido para um propósito e efeito.
- É um guia de como você cria um conteúdo, qual conteúdo é escrito, quais formatos são selecionados
- ATENÇÃO, ACHOU COMPLICADO, aqui vai um exemplo:
- A estratégia abrangente é criar uma comunidade de defensores apaixonados pela marca através da narração de histórias inspiradoras.
- A estratégia de conteúdo para exibir o produto através de um conteúdo estimulante e aspiracional que estimule nossos consumidores a compartilhar os produtos com seus companheiros.
- ATENÇÃO, OUTRO EXEMPLO PARA VOCÊ MATERIALIZAR:
- A estratégia abrangente: comunicar com os consumidores de maneiras únicas e diferentes que mudem as percepções sobre a marca.
- A estratégia de conteúdo seria produzir um conteúdo estimulante para nosso público social de formas nunca vistas antes.
- Planejando conteúdo efetivamente
- Estratégia abrangente
- Plataforma criativa
- Estratégia de conteúdo
- Plataforma
- Timing e frequência
- Tom
- Narrativa
- Planejar o formato
- Criando um Plano de formatos
- Layout todos os conteúdos por um período determinado de tempo
- Liste todos os canais relevantes
- Liste todas as copys para cada conteúdo
- Liste todos os detalhes de formatos
- Entendas as dimensões e requerimentos de cada site
- Criando um Plano de formatos
6 – Estratégia criativa
- O que é: a estratégia de longo prazo de como você vai desenvolver o estímulo visual da sua marca. Dita o tema, look, sentimento de todas as suas peças.
- Estabelecendo estratégia criativa
- Estratégia abrangente
- Plataforma criativa
- Estratégia criativa
- Ideias
- Ativações
- Visual
- Narrativa
- Formatos
- Havia um mito que o marketing no digital era gratuito. Mas execuções técnicas, criativas e efetivas requerem investimento. Por isso é importante controlar a expectativa. O que acontece de fato é que o Digital é mais barato do que o marketing tradicional. Mas isso está longe de ser grátis Quanto mais técnico e tecnologia forem exigidos, maior o preço. Olha só o gráfico:
o FONTE: ESPM E DMI
- Você não pode retirar dinheiro da mídia paga para fazer coisas mais criativas: lembre-se as coisas não se tornam virais sozinhas
7 -Desenvolvendo ativos
Ainda não é exatamente sobre isso (na verdade essa série não se trata disso, mas vai dá para ter uma noção de para onde vai o dinheiro gasto e que o digital não é grátis. Aliás. nada é…
- Identificação de ativos
- Canais
- Quais canais de mídia você tem?
- Parceiros
- Você está trabalhando próximo de “publicadores”?
- Lista de Ativos
- Quais ativos criativos estão disponíveis além dos sociais?
- Variação de formatos
- Como seus ativos podem ser usados para criar múltiplos formatos?
- Habilidades e recursos
- Quais recursos internos e habilidades são necessários para assegurar que você não está tentando fazer coisas demais, além da sua capacidade?
- Canais
- Táticas para assegurar a eficiência ao desenvolver ativos
- Criar
- Criar ativos que podem ser facilmente convertidos para outras plataformas
- Converter
- Converter ativos existentes em ativos dinâmicos, como no canvas
- Reciclar
- Usar ativos visuais existentes e reciclar em outros formatos sociais
- Identificar
- Identificar ativos que podem ser construídos para seu site
- Criar
- Opções de desenvolvimento de conteúdo
- In-house
- Custo benefício precisa ser avaliado
- Você gasta muiito tempo
- Requer equipamento e habilidades
- Agência
- Requer orçamento maior
- Você ganha uma equipe mais experiente
- Você ganha mais tempo livre
- Freelancer
- Tem que achar a pessoa correta
- Pode chamar regularmente para suporte
- Companhia de produção
- Para companhias grandes
- Mais custoso, mas mais eficiente
- Melhor contratar através da agência para reduzir custos
- In-house
8 Estratégia de conexão
É uma nova disciplina que nasce completamente do digital. É o entendimento de quais os canais, formatos e momentos são os mais importantes na tentativa de chegar ao público.
- Como desenvolver
- Pilares de conexão e de objetivo
- Significado
- Momentos de conexão
9 Plano Estratégico
Nada mais é do que o plano de longo prazo de como sua equipe vai chegar aos resultados de sucesso
- Componentes
- Marcadores chave
- Timelines
- Indicadores de sucesso
Depois disso tudo, finalmente estamos prontos para executar o plano. Mas isso, a gente fala no próximo e último post desta série