No último post falamos muito sobre pesquisa. Agora vamos falar um pouco sobre os objetivos. Será que os seus objetivos estão alinhados com a sua realidade?
1 – Conceitos de Objetivos
O objetivo é o propósito da fase de planejamento: ele está no cerne do processo.
- Elaborar KPI’s (indicadores chave para o seu negócio)
- Desenvolver estratégias para atingir os objetivos
- Sua estratégia tem que ser sempre mensurável
- Atividades para chegar o objetivo
- Objetivo do canal
- Mídia benchmark
- Objetivo do conteúdo
- Objetivo do público
2 – Resultados de sucesso
O sucesso dos resultados depende de vários indicadores e, evidentemente, variam conforme o estilo do negócio.
- KPIs -Indicadores chave (falaremos mais tarde sobre eles), que variam conforme o negócio
- Vendas
- Visitas no site
- Engajamento
- Sentimento
- Uso de tags
- Visitas
- Visualizações do vídeo
- Leads
- Alcance
- Retenção de vídeo
- Interações
- Menções
- Volume de buscas
- KSOs (resultados de KPIs combinados, logo também dependem do seu negócio)
- Objetivos SMART
É uma técnica para definir objetivos e facilitar a campanha. Ter objetivos definidos facilita todo o resto. SMART é uma Sigla em inglês:
- Specific (específico)
- Bem definido, claro, afirmando exatamente de que se trata
- Quem?
- Quando?
- Onde?
- O quê?
- Bem definido, claro, afirmando exatamente de que se trata
- Measurable (mensurável)
- Possível de ser quantificado e descrito
- Métricas
- Milestones (metas)
- Resultados
- Budget (orçamento)
- Possível de ser quantificado e descrito
- Achievable (alcançável)
- Atingível com nossos recursos, habilidades, restrições e prazos (veja mais sobre recursos aqui)
- Habilidades
- Recursos
- Ferramentas
- Tempo
- Atingível com nossos recursos, habilidades, restrições e prazos (veja mais sobre recursos aqui)
- Relevant (relevante)
- Ter valor no contexto, alinhados com a estratégia da empresa e com um objetivo maior
- Metas
- Valor agregado
- Necessidade
- Objetivo
- Ter valor no contexto, alinhados com a estratégia da empresa e com um objetivo maior
- Timed (limitado pelo tempo)
- Tem um limite temporal
- Foco
- Deadlines
- Milestones
- Tem um limite temporal
- Níveis de sucesso
- Baixo nível – Subordinados – equipes muito pequenas e juniores – objetivos muito atingíveis e tempos menores
- Nível médio – Você – Responsável por digital – objetivos durante seu próprio período de revisão
- Nível alto – Gerenciamento sênior – longo prazo, revisar digital duas ou três vezes por ano.
3 – KPI’s
É imperativo que qualquer coisa que você esteja identificando como sucesso (no marketing digital) deva ter dados disponíveis e registrados por sua empresa a fim de que você realmente possa comprovar o sucesso. Assim, muito frequentemente, quando perguntados como é o sucesso para uma marca, eles respondem com vendas. A questão seguinte é sempre, bem, você está rastreando as vendas em seu site? A resposta, mais do que nunca, é sempre normalmente que eles admitem que eles não têm um site de e-commerce ou eles nem realmente vendem online. Então, é aí que se torna desafiador. Portanto, você precisa entender que seu KSO tem que ter dados disponíveis a fim de que você possa atribuir completamente o resultado. Então, nesta etapa do processo, seja lá quem for o seu superior, deve estar consciente de seus KPI’s e KSOS. Conseguir convencer seu superior com os KSO’s e KPI’s em um estágio inicial permitirá a você um desenvolvimento muito mais fácil da estratégia, porque todos os envolvidos saberão quais são as expectativas.
Ou seja, não é a conversão direta, não é consulta, porque não fazemos isso online. O que precisamos fazer é redefinir essas coisas cliente a cliente. Se você não agenda online, não vende online ou não converte online, não pode medir o sucesso do seu marketing digital com essas métricas
- KPI’s (mais comuns e mais mal interpretados)
- Engajamento
- É algo muito usado e supervalorizado. As marcas acham que precisam do seu consumidor no momento é engajamento. É importante entender a diferença entre engajamento e engajamento de qualidade. Por exemplo, um vídeo. As pessoas estavam obcecadas com visualizações. Percebeu-se que na maioria dos casos a marca ainda não aparecia durante o tempo médio da visualização. Quando você tem um conteúdo muito longo, você perde essa compreensão.
- Conversão
- Não significa necessariamente vendas
- Conteúdo consumido
- Como o conteúdo está sendo recebido
- Além das métricas é preciso medir como as pessoas reagem.
- Testar conteúdo e verificar feedback
- Engajamento
- Construindo o sucesso
- KPI 1 + KPI 2 + KPI 3 = KSO
- Retenção de vídeo > 50% + Visualizações de vídeos + Uso da hashtag = Sentimento positivo da marca
- Note: comece pelo específico para depois ir para a os números de massa
- Você pode traduzir os KPIS em:
- 1- visualizações além do ponto que consideramos de qualidade
- 2- aumento da taxa de visualizações
- 3- estamos fazendo os seguidores comentarem do assunto
- Em vez de comparar com concorrentes ou com o mercado, tente comparar com VOCÊ MESMO
- Usar concorrentes como referência deve ser apenas por questões estéticas
- 1 – Você não sabe o quanto ele está investindo
- 2 – Você não sabe se ele está usando mídia para levar ao site, para curtidas, etc.
- Usar concorrentes como referência deve ser apenas por questões estéticas
- KPI 1 + KPI 2 + KPI 3 = KSO
- Dados Primários Vs. Secundários
Por muito tempo os gerentes de marketing digital têm focado em métricas singulares para medir o desempenho. Agora o que temos que fazer é introduzir dados primários e secundários para focar na mensuração do desempenho do negócio.
- Dado primário: pode estar diretamente relacionado à performance do negócio.
- Sentimento positivo
- Crescimento orgânico
- Vendas (se você é um e-commerce)
- Atividade do site
- Dados secundários: dado relacionado com performance social. Esses dados combinados influenciam os dados primários. Eles sozinhos não refletem o sucesso da empresa
- Retenções de vídeos
- Menções
- Visualizações
- Alcance
- Relatório Vs. Mensuração
- Relatório
- Te dá métricas de performance
- Mensuração
- Conjunto específico de métricas usado para medir o desempenho do negócio em um período de tempo
- Relatório
- Dividindo a responsabilidade
- Quem identifica os padrões de sucesso?
- Quem rastreia a performance?
- Quem toma decisões de mudança?
- Quem é responsável pela performance?
- Accountability de departamentos
- Marketing
- Rastrear Vendas
- Rastrear Consciência digital
- Premiações e cases
- Desempenho do Engajamento
- Produto
- Vendas
- CTR
- Conversões
- Insight
- Serviço de consumidor
- Sentimento
- Taxa de resposta
- Tempo de resposta
- PR
- Impressões
- Alcance
- Sentimento
- Marketing
4 – Revisões
- Mantendo altos padrões e identificando oportunidades
- Lançamento
- Revisão
- Adaptação
- Revisão
- Adaptação
- Relatório
- A ideia é focar na melhora do desempenho
- Verificar os melhores e piores desempenhos
- Timeline e plano de fases
- A estratégia precisa de espaço para respirar
- A estratégia precisa de funcionar por dois anos em processo interativo de aprimoramento
- ESTRATÉGIA LEVA TEMPO E COMPROMISSO
Pensa que acabou? Estamos só começando. Na próxima semana, falaremos de como preparar para colocar a estratégia em prática.
Não perca.
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