Como vocês viram nos posts anteriores, o planejamento faz parte da estratégia, é algo crucial. Mas não é A ESTRATÉGIA. Então, o que seria planejamento? A gente conta para você
1 – Conceitos de planejamento
O propósito da fase de planejamento é ter o controle da situação, reunir o máximo de informações possíveis, para que você possa ser mais flexível nas etapas posteriores e conseguir antever um sem número de situações. A palavra-chave é informação: se alguém te desafiar a informação das duas uma, ou você não tem a resposta e tem que admitir que houve uma falha no processo, ou você tem a resposta e pode desafiar de volta.
- Fundamentos cruciais
- Estabelecer fundações da estratégia
- Estabelecer atividade, expectativas e recursos
- Estabelecer requerimentos, orçamentos e propriedades
- Atividades do planejamento
- Proposição de valor
- É importante porque senão você fará digital pelo digital. É quando você entra no digital achando que é o natural a se fazer, quando, na verdade, pode não ser a coisa mais importante no seu caso.
- Parâmetros do sucesso
- Identificar como o sucesso digital vai se manifestar no seu negócio
- Canais existentes
- Precisa verificar contas duplicadas. Quando um cliente encontra uma conta duplicada e segue a errada, pode ser muito frustrante
- Recursos
- Tempo, dinheiro e pessoas
- Proposição de valor
2 – Expectativas
O problema do marketing digital é que há muita coisa a se fazer. Tem muita coisa divertida, mas há muita coisa chata, muita coisa complicada. Ser conciso é crucial
- Razões para usar estratégia
- Sucesso comercial
- Se você não tem site, está frustrando o consumidor, a comunicação online, está frustrando o consumidor
- Alcance da audiência
- Melhor forma de ter alcance
- Engajamento
- Conversas de mão dupla. Incentivo à interação. Criação de experiências.
- Performance
- Ads são as formas mais baratas de alcançar o sucesso
- Sucesso comercial
- Sucesso comercial
- Frequentemente as pessoas acham que o desempenho está ligado às conversões diretas. No digital, você precisa olhar para além disso. Há inúmeras outras coisas que agregam valor
- Consciência
- Quão conscientes os consumidores estão do seu serviço ou produto?
- Consciência pode ser medida
- Acessos ao site
- Acessos orgânicos
- Taxa de retorno
- Engajamento
- Volumes de busca
- Alcance
- Menções
- Vendas
- É algo complicado. É fácil em caso de e-commerce. Quando não se tem venda digital ponta a ponta à pergunta tem que ser refeita. É o ROI digital que interessa. Ele está de dando sentimento positivo? Alcance? Engajamento? Leads? É importante entender qual o valor está sendo buscado.
- Visitas no site
- Quantas pessoas estão visitando seu site?
- Qual o comportamento delas dentro do site?
- Leads
- Frequentemente tido como investimento desvalorizado no digital. Para alguns negócios o toque humano é o elemento fundamental. Você não espera que uma pessoa faça nada na área da saúde online de ponta a ponta. Você espera que ela manifeste o interesse. Então uma pessoa de verdade entra em contato. Essa é a importância de responder às redes sociais. A conversão do lead é obter o contato da pessoa.
- Sentimento
- É importante saber que as pessoas estão falando positivamente. É preciso que você saiba o volume de comentários positivos e negativos. É importante acompanhar comentários e interações.
- Engajamento
- As pessoas querem conversas instantâneas, sobretudo na resolução de problemas
- Consciência
- Frequentemente as pessoas acham que o desempenho está ligado às conversões diretas. No digital, você precisa olhar para além disso. Há inúmeras outras coisas que agregam valor
- Alcance de público
- É muito importante entender que não é apenas chegar nas pessoas, mas recolher seus dados. Elas estão contanto coisas que você precisa saber.
- Insight
- Como suas atividades online estão permitindo que você tenha mais dados sobre os consumidores? As melhores recomendações sobre as redes sociais virão deles.
- Consciência
- Quanto mais pessoas tiverem consciência, maior o alcance. O importante é entender os diferentes níveis de consciência dos diferentes serviços
- Sentimento
- É importante saber se as pessoas estão falando bem ou mal e atender imediatamente as que estão criticando
- Abrangência
- Uma das coisas mais interessantes no digital. Você percebe que os serviços e produtos são desenvolvidos sem consultar os clientes por suposições. O resultado é que muitas vezes o consumidor não compreende adequadamente o produto e serviço. A interação digital permite que as pessoas te falem exatamente o que elas não entenderam, assim você pode tirar insights para os seus conteúdos
- Visitas ao site
- Sua atividade está realmente levando pessoas ao seu site?
- Mídia merecida
- Alcance é dividido em pago, próprio e dividido. O alcance merecido é aquele conteúdo que você criou e foi compartilhado por outros. É o boca-a-boca online.
- Insight
- É muito importante entender que não é apenas chegar nas pessoas, mas recolher seus dados. Elas estão contanto coisas que você precisa saber.
- Engajamento
- É uma área muito importante. Ela permite uma relação próxima ao consumidor: de um para um, h2h
- Reduz o custo SAC
- O SAC está mudando seu perfil. Agora ele é uma conversa, as pessoas não querem apenas resolver o seu problema, mas querem conversar. O SAC é a confirmação da sua personalidade; é o DNA da sua marca
- Uma das métricas mais importantes é a velocidade de resposta
- Insight
- As opiniões dos consumidores são valiosas
- Sentimento
- Com as redes, uma pessoa frustrada pode publicar isso para milhares de pessoas nas redes sociais.
- Alcance
- Consciência
- Reduz o custo SAC
- É uma área muito importante. Ela permite uma relação próxima ao consumidor: de um para um, h2h
- Desempenho de campanha
- Quando saímos do âmbito de estratégia de longo prazo para entrar nas campanhas, o mais importante, desde o início, é saber identificar quais as expectativas da campanha.
- Sentimento
- Leads
- Engajamento
- Visitas ao site
- Consciência
- Vendas
- O MAIS IMPORTANTE DE TODA CAMPANHA É MANTER UM ÚNICO OBJETIVO DESDE O INÍCIO.
- Todos esses objetivos acima são muito distintos, por isso você precisa de alinhar a estratégia geral
- Quando saímos do âmbito de estratégia de longo prazo para entrar nas campanhas, o mais importante, desde o início, é saber identificar quais as expectativas da campanha.
- Timelines
Pensar no futuro não é excitante e é extremamente difícil, sobretudo em equipes TODOS QUEREM VER O RESULTADO AGORA. Não é assim que funciona
- Objetivos realistas
- Dividir as metas em fases para criar estágios alcançáveis
- APRESSAR O SUCESSO É A CHAVE DO FRACASSO.
- QUALQUER MARCA QUE ESPERA DEMAIS, CEDO DEMAIS, OU QUE INTRODUZEM COISAS E EM SEGUIDA ACABAM COM ELAS CEDO DEMAIS, NÃO DERAM TEMPO PARA AS COISAS RESPIRAREM. O DIGITAL É UM ECOSSISTEMA QUE REQUER TEMPO, ESFORÇO E PACIÊNCIA PARA GARANTIR QUE AS COISAS FUNCIONEM.
- KSO
- Sigla para Chave para Resultado de Sucesso. O oposto do KPI.
- O sucesso não precisa ser rastreado pela URL. Se uma pessoa fala bem do seu negócio, sua venda aumenta
- Isso fará com que você escolha os melhores canais.
- É preciso ter ao menos 4 canais digitais
- Site
- Site
- App/Blog/YouTube/LinkedIn/Twitter
No próximo post, a gente falar de algo que muita gente procura incessantemente: O ROI. Não perca,