No último post, falamos sobre os fundamentos do Marketing. Agora é a hora de colocar isso em prática. Para isso, vamos apresentar o modelo PROPEL. A estratégia precisa ser um modelo passo-a-passo cíclico. PROPEL é a sigla em inglês para Planejamento, Pesquisa, Objetivo, Preparação, Execução e Aprendizado. É o fluxo para configuração da estratégia, são os passos para desenvolver uma estratégia clara, sendo que cada passo informa as decisões para os próximos:
- Relembrando o modelo
- Plan (planejamento)
- Research (pesquisa)
- Objective (objetivo)
- Prepare (preparar)
- Execute (execução)
- Learn (aprendizado)
- Passagem geral
- Planejar
- Estabelece as bases da campanha ou da estratégia através de um processo cuidadoso de investigar dados e informações disponíveis.
- Fundação da estratégia
- Criação de uma proposição forte de valor
- Valor é o seu diferencial. Fundamental à estratégia
- Colocar prazo e orçamento
- Quanto vai custar?
- Quanto tempo vai durar?
- Quando cada ação vai acontecer?
- Avaliar recursos existentes
- Você já tem conteúdo?
- É adequado?
- Tem que recriar?
- Aprender com experiências pregressas
- Olhar as campanhas anteriores e analisar o que serviu e o que deu errado
- Estabelece as bases da campanha ou da estratégia através de um processo cuidadoso de investigar dados e informações disponíveis.
- Planejar
- Pesquisar
- Olhar o que está disponível em relação ao seu público, seu negócio e seu objetivo. Você tem que ser fluente nisso.
- Aprender com o mercado, público e concorrência
- Quais as tendências?
- Como mercado, público e concorrência interagem?
- Como comunicar?
- Qual a cara da mensagem?
- Como a mensagem casa com o valor?
- Quais as mídias?
- Reconhecer desafios
- Reconhecer os desafios do mercado e como enfrentar
- SWOT
- Criar relatórios baseados em resultado
- Com essas informações você pode criar relatórios baseados em resultados, pois você já conhece o público a ponto de saber:
- O que esperar dele?
- Como ele interage?
- O que esperar da campanha?
- Com essas informações você pode criar relatórios baseados em resultados, pois você já conhece o público a ponto de saber:
- Aprender com o mercado, público e concorrência
- Olhar o que está disponível em relação ao seu público, seu negócio e seu objetivo. Você tem que ser fluente nisso.
- Objetivo
- A parte mais importante do processo e fica frequentemente negligenciada. Se você não tem objetivo claro, como você quer medir o resultado? KPIs não significam necessariamente sucesso. ESSA É A GRANDE QUESTÃO.
- Objetivos SMART
- É uma técnica para definir objetivos e facilitar a campanha. Ter objetivos definidos facilita todo o resto. SMART é uma Sigla em inglês:
- Specific (específico): bem definido, claro, afirmando exatamente de que se trata
- Quem?
- Quando?
- Onde?
- O quê?
- Measurable (mensurável): possível de ser quantificado e descrito
- Métricas
- Milestones
- Resultados
- Budget
- Achieveable (alcançável): atingível com nossos recursos, habilidades, restrições e prazos
- Habilidades
- Recursos (humanos, técnicos e financeiros)
- Ferramentas
- Tempo
- Relevant (relevante): ter valor no contexto, alinhados com a estratégia da empresa e com um objetivo maior
- Metas
- Valor agregado
- Necessidade
- Objetivo
- Timed: limitado pelo tempo
- Foco
- Deadlines
- Milestones
- Specific (específico): bem definido, claro, afirmando exatamente de que se trata
- É uma técnica para definir objetivos e facilitar a campanha. Ter objetivos definidos facilita todo o resto. SMART é uma Sigla em inglês:
- Saber onde vai e como está indo
- Definir KPI
- Partes mensuráveis
- Como medir
- Criar parâmetros
- Alinhar aos objetivos de negócio
- KPIS integrados ao objetivo do negócio
- Saber como mensurar
- Provar valor do marketing
- Mensurar conforme o objetivo do negócio
- Objetivos SMART
- A parte mais importante do processo e fica frequentemente negligenciada. Se você não tem objetivo claro, como você quer medir o resultado? KPIs não significam necessariamente sucesso. ESSA É A GRANDE QUESTÃO.
- Preparar
- Reunir seus ativos, seus recursos, seus materiais para colocar sua estratégia em prática; é quando começamos a fazer as coisas
- Preparar todos os ativos antes de lançar a campanha
- Distribuir funções: definir quem faz o quê (texto, arte, AdWords, etc., alinhar com o planejamento
- Saber para onde ir
- Saber como e quem vai fazer o que precisamos
- Desenvolver criativos
- Planejar e comprar mídia
- Atribuir ponto de contato de cada ação
- Preparar todos os ativos antes de lançar a campanha
- Reunir seus ativos, seus recursos, seus materiais para colocar sua estratégia em prática; é quando começamos a fazer as coisas
- Executar
- Começar as coisas: colocar seus vídeos no youtube, seus posts nas redes, seu site no ar.
- Entregar conteúdos em locais relevantes
- Hora de pôr campanha no ar
- Tem que estar tudo pronto antes
- Monitorar desempenho
- Ajustar prazos
- Monitoramento constante
- Ajustar criativos e mídia de baixo desempenho
- Passar leads relevantes às “vendas
- Leads do marketing (MQL)
- Transformar Lead em consumidor
- Entregar conteúdos em locais relevantes
- Começar as coisas: colocar seus vídeos no youtube, seus posts nas redes, seu site no ar.
- Aprender
- Aprender é um elemento muito negligenciado. Quando você termina a execução, você precisa aprender com a reação: com o público. Você precisa observar o que as pessoas estão dizendo. Você precisa perseguir algo além de vendas, precisa perseguir insights. É uma das fases chave
- Reunir dados da campanha
- Destacar ganhos e perdas no ROI
- Comparar seus resultados às metas propostas
- Aproveitar campanhas boas e entender os porquês de seu desempenho
- Guardar para reuso
- Não reproduzir erros
- Aprender é um elemento muito negligenciado. Quando você termina a execução, você precisa aprender com a reação: com o público. Você precisa observar o que as pessoas estão dizendo. Você precisa perseguir algo além de vendas, precisa perseguir insights. É uma das fases chave
Gostaram? Em breve teremos mais, não percam.