Depois dessa série de dez posts em que falamos sobre estratégia digital: os princípios básicos, os ciclos de estratégia, falamos o que é planejamento, os investimentos, ROI, o orçamento, pesquisa, objetivos e preparação. Agora, no Grand Finale vamos falar sobre a execução da estratégia e do aprendizado, porque, como vimos lá atrás quando falamos de ciclo, nem sempre a teoria é vista na prática e, obviamente, é necessário aprender com isso.
EXECUÇÃO
1 – Conceitos de execução
Execução nada mais é do que a implementação da estratégia, conteúdos e campanhas e as principais atividades neste sentido são:
- Desenvolver plano de lançamento
- Implementar plano de mídia
- Gerenciar a conexão das estratégias
2 – Plano de lançamento
Um bom plano de lançamento precisa de seguir alguns pontos cruciais, ser claro e objetivo.
- Gerenciando seus canais com efetividade
- Quais papéis os membros do time têm no lançamento?
- Quem é responsável por implementar?
- Como o gerenciamento se distingue entre canais?
- Quando serão feitas as ativações específicas?
- Quais as atividades chave e eventos ocorrerão?
- Discutir o plano regularmente incluindo as atividades “ativas”?
- Acompanhamento diário
- Usar micro momentos (Stories)
- Especificações de canal
- Como desenvolver um plano de lançamento
- Mesma estrutura do plano estratégico
3 – Plano de mídia
É o anteprojeto de como a mídia paga será implementada em um período de tempo específico, ou seja, como vamos usar a publicidade para divulgar nosso projeto
- Implementando a publicidade paga (melhor custo benefício da mídia)
- Nem toda rede têm opções de anúncios
- Muitas que têm não têm plataformas disponíveis em todo o mundo
- Alguns canais tem benefícios em formatos, público, custo e eficiência
- Facebook e Instagram tem o menor custo por ação
- Como construir: é um anteprojeto de como serão comprados os anúncios em relação às campanhas
Fonte: DMI
4 – Indicadores de sucesso
O primeiro ponto a ser entendido aqui é que você é único, portanto, não se compare com os outros: compare consigo mesmo. A ideia é você melhorar em relação a você mesmo. Por isso, é essencial ter seus KPI em mente, focando sempre neles e em seus progressos. Se seu concorrente está tendo sucesso em algum aspecto, parabéns para ele. Foque no seu!
5 – O valor do social
As mídias sociais nem sempre apresentam resultados que nos aparecem como palpáveis à primeira vista. Mas subjetivamente, faz muita diferença.
- Como o social acrescenta valor às outras mídias: o digital aumenta o engajamento offline. Integrado à TV, por exemplo, aumenta 40% a eficácia da TV. Os motivos:
- Engajamento de Relações Públicas
- Laboratório para ideias
- Engajamento de influenciadores digitais
- Mapeamento de pico de audiência de TV
- Mapeamento de pico de audiência de rádio
- Integração de hashtags
- Integrar o digital com o offline
- Integrar em locais que façam sentido para você.
APRENDIZADO
1 – Conceitos de aprendizado
O propósito do aprendizado é assegurar desenvolvimento consistente, aprimoramento de desempenho e ganhar insight – com acertos e erros:
- Identificar mudanças com base em volumes grandes de dados
- Atividades:
- Análise de performance
- Identificação de padrões
- Identificação de comportamentos
- Mensuração incorporada
- É feita no planejamento de cada atividade, então cada passo de campanha ou atividade é feita com uma mensuração em mente:
- Muita gente mede depois da campanha pronta e se pergunta porque não conseguem afirmar o desempenho de algo a não ser apenas uma série de KPIs. A Mensuração está tratando da relação dos KPIs com os resultados. Ou seja, KSO.
- É preciso medir a execução e se perguntar: “por que estamos fazendo cada coisa?“
2 – Relatórios
O propósito do aprendizado é assegurar desenvolvimento consistente, aprimoramento de desempenho e ganhar insight – com acertos e erros:
- Táticas chave de relatórios
- Benchmarks e tendências
Fonte: DMI
- 5 por quês: a cada informação você pergunta 5 por quês, sendo que cada um se refere à resposta do anterior, então trabalhamos a solução da 5ª resposta.
- Curto prazo Vs Longo Prazo
- Curto prazo
- Diário semanal e mensal
- Ajustes e análises conforme KPIs e performance de curto prazo
- Longo prazo
- Quadrimestral, anual, bienal
- Insights e decisões estratégicas maiores
- Curto prazo
- Implementando mudanças – áreas chaves para observar e melhorar o desempenho
3 – Desenvolvimento contínuo
Você precisa acompanhar seu mercado e a indústria do digital e suas tendências:
- Novos canais
- Aprimoramento de canais
- Novas tecnologias
- Comportamento do consumidor
- Uso do Mobile
4 – Modelo de planejamento cíclico
Anteriormente, já falamos sobre o modelo cíclico, mas para que é usado? Na verdade, ele assegura que os resultados de campanhas e atividades serão consistentemente implementados em novas campanhas e atividades
- Processo interativo – ver aqui sobre PROPEL
- Fatores atribuídos para estratégias de longo prazo bem-sucedidas
- Medição constante
- Manutenção do padrão de medição
- Revisão regular de performance
- Aumento de investimento
- Métodos de revisão
- Revisões anuais
- Fazer em equipe, fora do escritório em ambientes informais
- Áreas campeãs
- Auditoria de equipe
- Análise de tendências
- Input de equipe
- Uso do Mobile
- Revisões anuais
5 – Trabalho em equipe
O digital é muito abrangente para se aventurar sozinho e não adianta: mesmo no digital, as pessoas estão no centro, portanto, concentre-se em ter uma boa equipe. E isso não é fácil
- Como estabelecer uma equipe digital de sucesso:
- Tenha membros da equipe com áreas específicas de expertise
- Pedi-los para manter pensamento de liderança e entendimento em cada área
- Pedi-los para manter a equipe atualizada sobre sua área
- Assegure que os resultados de campanhas e atividades serão consistentemente implementados em novas campanhas e atividades
- Brainstorming
- Leve às pessoas para uma sala com um briefing simples, sem regras e peça ao grupo para jogar ideias
- Brainstorming é pouco usado
- Isso não só serve para cobrir ideias, mas motiva a equipe que veem suas ideias sendo usadas
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