No último post, ensinamos a detalhar todos os seus recursos digitais. Então, depois de avaliar tudo isso, você deve estar se perguntando: e como eu defino o orçamento? Bem, posso afirmar com certeza: este é o ponto de grande frustração do marketing digital. Repito, as pessoas têm a impressão que tudo online é grátis, mas não é. Quando se fala que é mais assertivo e barato, estamos comparando com as grandes mídias tradicionais. Isso não quer dizer, no entanto, que o digital não tem custo, e que a cada real investido você terá um retorno estrondoso.
Portanto, é preciso considerar muita coisa na hora desenvolver o orçamento. Veja abaixo:
- Em que consiste o orçamento?
- Pessoas
- Você precisa de uma equipe maior?
- Você precisa de pessoas com habilidades específicas?
- Tecnologia
- Ferramentas para garantir eficiência e conexão entre a equipe
- Compartilhar dados e insights
- Treinamento
- Quanto de treinamento sua equipe requer?
- Quanto você precisa para melhorar sua equipe?
- Processo
- Quais volumes e detalhes exigidos em suas estratégias
- Pessoas
- Considerações chaves do planejamento orçamentário
- Público
- Realisticamente, quantas pessoas fazem parte do seu público?
- Quanto menor seu orçamento, mais segmentado e menor o seu público para atingir mais eficácia.
- Número de clientes
- Realisticamente, quantos consumidores você precisa para manter o funcionamento?
- Quantos significam sucesso?
- Quantos são considerados acima da expectativa?
- Dinheiro
- Quanto você PODE investir no digital?
- Sub-investimento
- Você está investindo menos do que o necessário no digital?
- É um desafio para muitas empresas, porque isso as faz atrasadas para o jogo.
- Alocação de anúncios
- Pode ser chocante perceber que você tem que pagar para jogar em muitos canais de mídia que você está usando
- Alocação de investimento
- Você precisa de mais investimento, ou realocar?
- O problema com o sub-investimento, é que você poderá descobrir que não irá fazer o bastante para fazer o digital funcionar.
- Público
- Desenvolvendo um plano de orçamento
- Desenvolver o plano é essencial para garantir o orçamento
- O investimento precisa flutuar
- Foco: se você tem baixo orçamento, escolha seus “produtos de destaque” para investir
- Você precisa entender onde e quanto seus concorrentes investem. Não adianta competir com alguém que vai “acabar com você”.
Segue uma tabelinha semestral para ajudar você com isso:
- Estrutura de equipe
Falamos tanto em pessoas, mas como definir a estrutura da equipe? Em geral, existem 3 formas de estruturar uma equipe:
- Achatadas: pequeno time de elite em que todos fazem de tudo. Boas para execução do dia-a-dia, ruins para longo prazo
- Níveis: começa a injetar hierarquia, geralmente 3 pessoas.
- Um gerente: dita como a equipe vai operar, seus objetivos, metas e delegação de tarefas
- Funcional: usadas em marcas maiores
- Diretor de digital
- Mídia: planejamento e compra
- Busca: PPC e SEO
- Social: Comunidade e conteúdo
- Análise: Ouvinte e medição
E isso é só o começo. No próximo post, falaremos sobre pesquisa digital. Não perca.
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